A moral é a ética dos religiosos!

Essa história foi contada por um dois mais brilhantes comunicadores que conheci, o Padre Vasconcelos. Ele foi um dedicado estudioso da comunicação e se tornou famoso em São Paulo, especialmente na região do Paraíso, por suas extraordinárias pregações. Era uma espécie de Padre Marcelo Rossi dos anos 70. Falava rápido e brincava com a platéia o tempo todo. Embora eu tenha ouvido o relato da boca do próprio padre, desconfio que não passou de uma invencionice que teve como objetivo mostrar de forma bem-humorada como as palavras usadas de maneira correta podem ser muito mais persuasivas.

Ele contou que um seminarista, em dia pleno de orações, estava louquinho para dar umas tragadas. Lembre-se de que nos anos 70, quase 40 anos atrás, nem os padres se preocupavam muito com o facto de que contar histórias de fumantes era politicamente correto ou não. Como o seminarista era obediente e não queria transgredir as rígidas normas que proibiam fumar sem autorização, assim que avistou o bispo dirigiu-se a ele e perguntou:

-Reverendíssimo, será que eu poderia fumar enquanto estou rezando?
O bispo não pensou duas vezes para negar o pedido do seminarista.
No dia seguinte, sem se conformar com a negativa que havia recebido, dirigiu-se ao mesmo bispo e fez a mesma pergunta, com uma pequena mudança no seu pedido:

- Reverendíssimo, será qua eu poderia rezar enquanto estou fumando?
O bispo pensou um pouco, e respondeu com o semblante alegre:
-Claro que pode, meu filho, seria muito bom se enquanto você estivesse fumando pudesse rezar.

Reinaldo Polito, MESTRE EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO-WWW.POLITO.COM.BR

Uma dica: com Amor, a moral some da gente!

Hebert